quarta-feira, 7 de novembro de 2012

As conchas do mar

Elas são basicamente carapaças protetoras dos moluscos marinhos, animais de corpo mole. Quando eles nascem, forma-se a seu redor uma concha provisória, chamada protoconcha. Quando o molusco cresce e atinge a idade jovem, começa a se constituir a concha definitiva, substituindo a primeira. É o chamado manto - tecido parecido com a pele, envolvendo as partes vitais do animal - que secreta as substâncias formadoras das quatro camadas da concha. O principal componente é o carbonato de cálcio, extraído da água do oceano. Há também elementos orgânicos, como proteínas, produzidos pelo próprio animal. "À medida que o molusco cresce, o manto elimina mais carbonato e proteínas, e a concha também aumenta de tamanho. Além das conchas formadas por duas partes (conhecidas como sistema bivalve), existem também as estruturas em forma de cone produzidas pelos moluscos da classe conhecida como gastrópodes.


Encontrei várias conchas nas praias do litoral sul.

Observação: as conchas foram encontradas já sem vida no seu interior. 
Encontrei
o que se parece com a descrição de algumas conchas que tenho

 Turritela-comum (Turritella communis), abundante na Europa Ocidental e Mediterrâneo. Vive na areia, em águas muito ou pouco profundas, e tem um tamanho médio de 6 cm. 


Estrombo-lutador-das-indias-ocidentais(Strombus pugilis).
É comum em toda a região desde o sudeste da Florida até ao centro  do litoral brasileiro e vive na areia. O animal é comestível e a sua concha tem um tamanho médio de 23 cm. Deve o seu nome aos enérgicos movimentos do animal.


 Ainda mais pequeno, mas também muito belo, o elmo-do-Senegal (Cypreacassis testiculus senegalica) habita as costas do Senegal e de Angola. O seu tamanho varia entre 3 e 10 cm.


 A família MURICIDAE é muito numerosa, pois conta com mais de 380 espécies, algumas com variações significativas. São, em geral, conchas muito belas, logo muito procuradas pelos colecionadores. Para um leigo a sua classificação não é fácil pois só o género Chicoreus abrange cerca de 180 espécies. Em todo o caso, parece  que o espécime abaixo representado é o múrice-ramificado (Chicoreus ramosus), uma concha comum dos recifes de coral do Indo-Pacífico.




BIVALVES (BIVALVIA)
A classe dos bivalves é a mais numerosa a seguir a classe dos gastrópodes. A concha dos bivalves é constituída por duas peças ou valvas, unidas por um ligamento.
As vieiras (família PECTINIDAE), com conchas em forma de leque, encontram-se entre os mais conhecidos de todos os bivalves.
 O grande-pecteu (Pecten maximus), comum desde a Noruega ao Mediterrâneo, imortalizada por um quadro de Botticelli e adaptada como símbolo duma poderosa multinacional, é talvez a mais conhecida de todas as conchas marinhas. A valva direita é encurvada, enquanto a esquerda é plana. As vieiras deitam-se no fundo do mar com a valva plana para cima.




As conchas em forma de cone, ou troques, pertencem à família TROCHIDAE, que inclui centenas de espécies distribuídas por todo o mundo. Coloridas por fora, têm o interior raiado de madrepérola.
O fato de a camada interior ser nacarada faz com que, frequentemente, estas conchas nos cheguem às mãos depois de polidas. Classificar estas conchas torna-se, em geral, uma tarefa muito complicada.
 É uma concha bastante comum na região tropical do Indo-Pacífico, perto dos recifes de coral.
A sua cor original é branca ou rosada com riscas vermelhas ou cinzentas nas circunvoluções e manchas ou pintas na base.






Outras espécieis maravilhosas:











































Minhas conchas não foram coladas, nam pintadas e nem polidas, elas estão conforme foram encontradas por mim no fundo do mar, na praia e entre as pedras dos costões do sul catarinense.

Aprecio a beleza natural! 

São conchas vindas de todo o mundo, como chegaram aqui, só Deus sabe!