domingo, 3 de janeiro de 2016

Mergulho no Porto de Imbituba


 Mergulho no Porto de Imbituba, S.C., Brasil, localizado em uma enseada de mar aberto, faz transações de exportações e importações, com influências diretas em todo o Mercosul.

 Olhando um porto onde atracam vários navios não imaginamos a grandeza do que podemos encontrar abaixo dele, no trapiche por onde o navio fica ao lado fazendo o trabalho de cargas e descargas.
 Encontramos uma escuridão, cujo a visibilidade por maior que seja necessitamos da lanterna.
 Neste post foram feitos 2 mergulhos no Porto: um noturno e outro diurno, estávamos em 5 mergulhadores.
 O dia e a noite estavam chuvosos.
 Haviam 3 navios atracados no porto.
 Visibilidade da água no mergulho noturno era de mais de 12 metros, cujo a profundidade do trapiche do qual mergulhamos era de 12 metros nos primeiros pilares e variava de 6 a 3 de um ao outro.
 Entramos pelo costão e nadamos até o trapiche e então descemos, água de verão, mas com roupa de 5 mm,tinha bastante ondulação.
 É engraçado que ali, um local sem muita claridade encontramos uma variedade de especies marinhas vivendo ali, acredito eu, que elas vem agarradas nos navios e ficam por ali mesmo, se adaptam ao lugar.
 Sabemos dos perigos em mergulhar ali, uma delas é ficar ligado ao movimento das hélices do navios que sabemos que ele suga o que estiver por perto, mas nesse caso elas estavam desligadas.
 A escuridão do lugar não me deixa muito a vontade, não, mas valeu muito a pena conhecer o local.
A sensação é quanto mais se conhece mais se vai gostando e ficando.
Tinha anêmonas, peixes, esponjas, conchas,caranguejo aranha do mar, ouriços e também tinha muita água-viva,...
Você encontra fotos desse mergulho também no blog facesdomar.blogspot.com.br

















































Embaixo desse trapiche encontramos muitas pedras grandes, tubos, canos, ferros, a impressão que se tem é de estar mergulhando em uma caverna, escura e sem saída, mas não!Se vai e se volta com tranquilidade e acima conseguimos subir e ficar fora d'água.




2 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Estou fazendo uma pesquisa sobre espécies exóticas invasoras na região. Você continua mergulhando por lá ou conhece alguém que mergulhe para que eu possa entrar em contato? Muito obrigada! Andrielli

    ResponderExcluir

Comentarios