quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Baleia franca

Pois é gente! mais um filhote de baleia encontrado morto, dessa vez, na praia do Rincão, em Içara, S.C.
Esse é o segundo filhote que encalha nessa temporada, o primeiro foi na praia do Gi, em Laguna no dia 07 desse mês e teve que ser sacrificado. Por quê? Ha! não sei! Talvés até eu saiba, mas é melhor nem falar...
O filhote, esse último encontrado, já estava em estado de decomposição avançado e foi enterrado no local, próximo a plataforma norte. Depois retirarão os ossos para estudo, na UNESC...
O filhote era uma fêmea de 4,6 metros de comprimento e pesava cerca de 700 kg.
Uma das causas prováveis da morte é a perda do contato com a mãe, pois a alimentação depende exclusivamente dela, porque são animais mamíferos, responderam.. mas eu queria perguntar uma coisa :
 Por que ela se perdeu da mãe?
Será que foi, as pedras?
Será que foi, a água? ou ...
Será que foi as redes engalhadas nas pedras embaixo d'água?
Pois é, deve ter sido por FOME!!!!
A equipe da APA, responsável pela Área de Proteção Ambiental da baleia franca foi acionada e tomaram as devidas providências, enquanto, a Fundação do Meio Ambiente de Içara, (FUNDAI) estava muito ocupada em "cercar as dunas" e não puderam fazer nada, que frustação!!! (disseram alguns pescadores)

Enquanto a natureza pede socorro...
Algumas pessoas, dizem : - 0ba! mais uma!
É muito triste, ver fotos como esta que vou mostrar, mas é só pra chamar atenção de quem não está percebendo que o negócio é sério e que precisamos saber o que está acontecendo de verdade.

A natureza chora mais uma vez.











Eu prefiro ver ela assim...



Protejam as baleias.