quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ressaca nas praias do farol

 A chegada de ondas violentas à costa começa quando rajadas de vento geladas e fortes, com até 50 km por hora, agita e faz subir o nível do oceano em até 2 metros, trazidas por uma frente fria sopram em direção ao litoral criando ondas de até 4 metros.
 Impulsionada por correntes marítimas, a massa de água caminha com velocidade crescente até encontrar o litoral. Ao chegar à praia, o mar agitado inunda a faixa de areia e as ondas quebram bem próximas da orla. A força da ressaca costuma alagar avenidas e danificar construções à beira-mar - há também relatos de banhistas, pescadores e curiosos, tragados pelo mar e levados para longe da praia pelas fortes correntes marítimas. "No Brasil, as ressacas são quase sempre causadas por frentes frias que atingem a nossa região Sul e o Sudeste. Podem ocorrer dezenas de vezes por ano, mas, felizmente, é possível prevê-las até cinco dias antes", diz o oceanógrafo Joseph Harari, da USP.

Foi o que aconteceu neste fim de semana, onde podemos observar nessas fotos.

O mar é muito belo mas quando fica ressacado, "saí de perto", porque quem manda é ele!


















 A batida das águas nesse costão foi tão forte que deve ter levantado aproximadamente uns 12 metros de altura.




 O que restou da ilha de pedra...





E em meio a essa turbulência quem avistamos mergulhando e nadando?
Ou era uma foca ou mais provável, um leão-marinho que andam nos visitando nesses últimos três meses, parecido com estes aqui da foto, ele também foi descançar nas pedras da ilha que estava quase encoberta pelas águas do mar em fúria.



A ressaca foi observada lá de cima do morro, especificamente próximo a casa alaranjada, muito alto.


Mas as praias próximas ao farol geralmente são assim:







Mas como diz o ditado :
Depois da tempestade vem a bonansa, vento sul clareando as águas do mar...