domingo, 24 de março de 2013

Mergulho no Rio Araranguá S.C.


 O Rio Araranguá nasce com o nome de Rio da Pedra no Parque Nacional da Serra Geral no estado do Rio grande do Sul. Nasce nos campos de cima da serra, mas ao invés de correr para o interior, como a maioria dos rios que nascem nesse local, ele corre em direção ao mar. Ele percorre cerca de 5Km e despenca na Cachoeira do Tigre Preto no Canion de Fortaleza, um dos maiores canions no Brasil. Um pouco antes da cachoeira o rio Araranguá entra no estado de Santa Catarina. Após a cachoeira e de percorrer mais de 8 Km de canion o rio passa de uma altitude de mais de 1000m para 250m.

 Através de GPS, foi medido a profundidade média, que atualmente é de oito metros e quarenta e sete centímetros (8,47), alcançando o máximo de quinze (15) metros próximo a ponte pênsil e no mínimo de três metros e sessenta centímetros (3,6) próximo a barra, com uma largura média de 170 metros e com 36km de extensão até a foz no Oceano Atlântico.


Dentre os lugares pelos quais passa o Rio Araranguá, destacam-se o Morro dos Conventos e a comunidade de Ilhas, ambos conhecidos principalmente pelas riquezas visuais que encantam os olhos. Na comunidade de Ilhas, já na chegada, pode-se deparar com a água cristalina que fascina turistas e pescadores. Logo depois, o rio deságua nas margens do mar. 

E ao encontrarmos água clara no rio Araranguá e com a balsa particular interditada retirada do rio para ser trocada por uma balsa gratuíta, então nada havia mexido a água.
Conseguimos registrar um pouco do fundo do rio.
O meu primeiro mergulho em um rio foi muito emocionante e a travessia do rio a nado cansa bastante, mas vale muito a pena!

























Até a próxima!