domingo, 10 de março de 2013

Limpeza do fundo da lagoa da Jagua S.C.

A lagoa da Jagua é um ambiente propício para o lazer e esporte, mais isso, acaba por danificar o que há de mais belo: a natureza.
A quantidade de lixo recolhida da lagoa nos dias de hoje é um exemplo do que vem acontecendo a meses na nossa lagoa, o acúmulo de lixo é muito grande no fundo da lagoa que chega  a medir 10  metros de profundidade e todo lixo descartado pelas pessoas que a frenquentam terminam por contaminar as belas águas que formam nossa lagoa.

Na primeira descida com mergulho scuba não levamos 10 minutos para recolher um saco cheio e foi assim sucessivamente durante algumas horas, passamos o dia todo dentro d'água, sem almoço, mais ou menos 6 horas. Estávamos em 2 mergulhadores com equipamentos scuba.
Chamamos a atenção do pessoal que chegavam, pois olhavam assustados quando viam os lixos que retiramos e colocamos em exposição na frente da lagoa, alguns esperavam  para fazerem perguntas tipo:  Ainda tem muito lixo lá? Estava muito no fundo? ...

As pessoas, enfim, olhavam com indignação em frente a tanta poluição e mal cheiro.
Não imaginamos que há tanto lixo dentro d'água pois ao olharmos de cima parece uma lagoa limpa, sem lixo, mas no fundo encontramos a tristeza deixada pelo ser humano depois de um dia de lazer.
Após a retirada do lixo fizemos uma seleção e separamos latas, plásticos, vidros, papeis etc...

Uma atitude me chamou atenção: Quando uma criança chegou até nós e pediu para que entregássemos a ela as latinhas pois a mesma iria vendê-las para a reciclagem e quando eu disse sim, ela já recolheu os sacos e colocou no carro de seu pai, enfim, a criança saiu da lagoa e contribuiu com nossa atividade de preservação do meio ambiente.

Nessa atitude de chamar a atenção das pessoas para tamanha quantidade de lixo dentro da lagoa contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros de Laguna, que já vem a algum tempo contribuindo com a nossos mergulhos de pesquisa e também a Fruteira Próspera, em Içara.

Nosso blog, www.surpresasdomar.blogspot.com.br  não tem patrocinadores e nem fins lucrativos é de iniciativa privada, custiamos nossas despesas, mas sempre que precisamos contamos com o apoio de algumas pessoas especiais.
























Se você tem interesse em fazer parte do surpresas do mar entre em contato com agente.
Só um lembrete: Somos mergulhadores preocupados com a poluição das nossas águas!

Muito obrigada pelo apoio:

                             CORPO DE BOMBEIROS DE LAGUNA,
                             CORPO DE BOMBEIROS DE JAGUARUNA,
                             FRUTEIRA PRÓSPERA.