segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mergulho sob o trapiche em Bombinhas, S.C.

O mergulho dessa vez, foi sob o trapiche da prainha, em Bombinhas, S.C..
Fizemos mergulho scuba e foi muito bom, pois a água do mar estava propícia.
São três praias pequenas localizadas no costão direito da praia de Bombinhas, a Prainha é onde se localiza o trapiche, de onde partem barcos de passeio e barcos das escolas de mergulho. Ao lado do Trapiche, existe uma oficina lítica, denunciando os indícios do povoamento pré-histórico na região. A Prainha é belíssima para o mergulho, há uma piscina natural, entre as grandes pedras à beira-mar e atraem diversas espécies de peixes que podem ser avistadas até mesmo sem entrar na água.  É difícil resistir ao mergulho em suas águas transparentes e sem ondas.
















































Neste vídeo eu trouxe um animal bizarro, o Peixe-morcego. Ele vive sempre no fundo, seja na areia, lodo ou entre rochas e corais, entre 1 e 150 m de profundidade.
É um bicho de 30 cm e seu corpo lembra uma grande flecha bem achatada, de cabeça enorme e triangular, a boca pequena e protrátil, isto é, que pode se alongar para frente formando um tubo. Na ponta da cabeça há um chifre de osso no qual se esconde um órgão que funciona como uma “isca”: um espinho móvel com a ponta carnuda e que o morcego agita na sua frente para atrair presas. Assim, o peixinho, molusco, verme ou camarão que vem investigar é sugado pelo tubo que é a sua boca.







Este outro vídeo, mostro o que está no final do trapiche da prainha.






Aqui o vídeo do linguado...






 Então, até a próxima!