terça-feira, 5 de agosto de 2014

Barra da Lagoa no inverno

A Barra da Lagoa é um distrito do município de Florianópolis, capital do Estado brasileiro de Santa Catarina
Pelas ruas estreitas, travessas e vielas, bem características da cultura açoriana, chega-se à Praia Barra da Lagoa, considerada o maior núcleo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina, tendo capacidade para receber em média 50 embarcações. Uma comunidade tradicional, que ainda mantém viva as raízes culturais, como a pesca e a produção de trançados (tarrafa e renda).
Em 23 de março de 2007, como parte das comemorações dos 281 anos de Florianópolis, foi criada uma  ponte com estrutura metálica e piso de madeira angelim. Com 80m de extensão, 1,8m de largura e 4,90m de altura (acima do nível do mar), a Ponte da Barra da Lagoa deve durar de 20 a 30 anos e está adaptada aos portadores de necessidades especiais.
O Canal da Barra suaviza a salinidade do mar, deixando a água menos salgada. Em formato sinuoso, possui quase 3 km de extensão e 19 a 50m de largura.
Encontramos vários ossos de baleia no fundo na Barra, peixes, pedras e havia até alguns pinguins fazendo festa. O mergulho foi feito com snorkel e a água não estava muito fria, então deu pra fazer um mergulho bom no mês do nosso inverno.